Analista de Estratégias 60 horas

O curso pretende desenvolver competências para implementação de estratégias empresariais, bem como para monitorar os resultados e acompanhar as mudanças nos ambientes interno e externo. Busca fazer o aluno entender que alguns ambientes se desenvolvem de forma mais lenta e previsível, enquanto outros mudam rapidamente e de maneira imprevisível. 

Público Alvo

Pessoas que buscam desenvolver a sua empregabilidade, que seja por estarem em início de carreira, ou na busca de recolocação profissional ou, ainda, que desejam evoluir nas suas funções e ganharem conhecimento.

Módulo 1 : Evolução da estratégia empresarial

Definir estratégia empresarial. Traçar um paralelo entre a história da humanidade e a evolução da estratégia nas organizações. Identificar as escolas do pensamento estratégico.

12 horas

Módulo 2 : A escolha da estratégia

Definir as variáveis que devem ser consideradas para a escolha da estratégia. Identificar os referenciais estratégicos de uma organização. Explicar a relevância da análise de variáveis internas e externas para a escolha da estratégia.

12 horas

Módulo 3 : Políticas e estratégias empresariais

Definir políticas empresariais. Explicar no que consistem as estratégias empresariais. Relacionar políticas empresariais com a estratégia da organização.

12 horas

Módulo 4 : Formulação e implementação da estratégia competitiva

Identificar quais são as etapas de formulação de uma estratégia segundo a Matriz de Ansoff. Definir no que consiste o modelo de Porter das estratégias genéricas de competição. Explicar como e por quefazer um posicionamento estratégico.

12 horas

Módulo 5 : Monitoramento e controle da estratégia

Definir balanced scorecard e sua importância para o alinhamento e para o controle estratégicos. Identificar as perspectivas do balanced scorecard. Construir um balanced scorecard.

12 horas

Módulo 6 : Avaliação Final

Após completar os 05 módulos o aluno estará habilitado para fazer a avaliação final do curso, o certificado será emitido após aprovação na avaliação final.

 

Ruy Santacruz

Professor

Graduado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestre em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é professor associado e diretor da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, além de Professor do Mestrado Profissional em Justiça Administrativa da UFF, onde coordena a linha de pesquisa de Análise Econômica do Interesse Público e desenvolve estudos no Núcleo de Ciências do Poder Judiciário NUPEJ, vinculado à Faculdade de Direito da UFF. Experiência na área de Economia, com ênfase em Microeconomia, Organização Industrial e Economia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação de mercado, defesa da concorrência (antitruste), defesa comercial e direito econômico. Ex-professor da FGV-Management. Ex-membro do Conselho Técnico da Associação de Comércio Exterior do Brasil ? AEB. Ex-membro do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Estudos das Relações de Concorrência e de Consumo ? IBRAC. Ex-conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica ? CADE. Ex-coordenador da área industrial da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. 

Pronto para começar?

Entre em contato ou realize a inscrição clicando nos botões…

Skip to content